O prefeito Udo Döhler participou de audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, na manhã desta quarta-feira. Na pauta, esteve a liberação de recursos na ordem de R$ 2 bilhões para as obras de macrodrenagem dos rios de Joinville, o que ajudaria a resolver os problemas das enchentes na cidade. O governador Raimundo Colombo também participou da reunião.
Durante o encontro, Kassab informou que montou uma equipe de trabalho para estudar a viabilidade na liberação dos recursos. O ministro revelou ainda que Joinville será a cidade piloto para este grupo que estudará o plano de drenagem.
Joinville tem um histórico de inundações desde a sua fundação, em 1851. O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) da Bacia do Rio Cachoeira custará cerca de R$ 2 bilhões e envolve 25 sub-bacias mais o próprio Cachoeira.
São elas:
Nascente principal do rio Cachoeira; leito antigo do rio Cachoeira; rio Bom Retiro; rio Luiz Tonnemann; rio WalterBrandt; rio Alvino Vöhl; canal da rua Aracajú; canal da rua Salvador; rio Mirandinha; rio Morro Alto; vertente rua Água Marinha; vertente Parque de France; vertente Lagoa Saguaçu; rio Mathias; vertente Buchle&Lepper; vertente Unidade de Obras; vertente rua Matilde Amim; vertente rua Noruega; rio Jaguarão; rio Bupeva; rio Bucarein; e rio Itaum-açu.
As sub-bacias do Rio Mathias e Itaum-açu já possuem projeto executivo e licenciamento ambiental concluídos.
Notícia publicada no site do jornal A Notícia:
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2015/06/ministerio-das-cidades-estuda-liberar-recursos-para-combate-a-enchentes-em-joinville-4778552.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário